top of page

Série Pressuposto - Parte 1: O interesse define o ambiente

Atualizado: 11 de mar. de 2021




Um pressuposto é como uma premissa, um fato que ocorre independente de nossa vontade e que, sem a sua existência, as demais coisas acabam sendo impactadas de maneira alheia a nossa vontade.


Na escola de pensamento da inteligência comportamental, utilizamos os pressupostos como elementos de validação para a construção dos pacotes comportamentais.


Quando o ambiente de nosso interesse não oferece a resposta que estamos desejando, é muito provável que nossa habilidade de nos adaptarmos ao ambiente em questão seja insuficiente ou esteja comprometida.


A leitura e a compreensão dos pressupostos ajudam a identificar o ponto de falha, permitindo assim sua rápida solução. A partir de hoje publicaremos uma série de pressupostos para ajudar você a verificar o quantos suas práticas estão alinhadas com os modelos de referência.


Pressuposto 1 – O interesse define o ambiente

Todas as relações humanas são baseadas em interesses mútuos. Quanto a isso, nada podemos fazer.

Queremos nós ou não, inconscientemente somos levados aos ambientes onde atuamos por nossos interesses.


Curiosamente, por não reconhecermos esses interesses com clareza, acabamos por nos vitimizar quando o ambiente não oferece as respostas que queremos e utilizamos argumentos confortantes para nós mesmos. Por exemplo:


  • Não tenho outra opção.

  • Só sei fazer isso.

  • O que você quer que eu faça?

  • E outros tantos que negam esse pressuposto.

De fato, somente estamos em um ambiente social quando queremos estar naquele ambiente?


Estar em um ambiente é uma decisão. E toda decisão tomada possui uma intenção positiva de seu tomador.

Assim sendo, quando estamos atuando em um ambiente, seja ele confortante ou hostil, estamos atuando por nossa escolha e baseados em um interesse ou intenção positiva de nossa parte.


Como dissemos, toda semana você vai acompanhar a série sobre Pressupostos. Mas se você tiver interesse e quiser se aprofundar no tema, recomendamos o livro Inteligência Comportamental. Disponível à venda em diferentes plataformas. Aqui você tem mais informações.

43 visualizações0 comentário
bottom of page