top of page

Pluralidade afeta suas relações sociais sem você perceber




Pluralidade. Já ouviu falar sobre isso? A inteligência comportamental explica. A forma que você conversa, argumenta e debate com seus pais é a mesma que você utiliza para conversar e discutir com seu companheiro ou companheira? Filhos? Muito provavelmente a resposta foi um não! Ou quem sabe um talvez com restrições.


O fato é que em cada ambiente somos compelidos a executar comportamentos diferentes para que possamos participar do grupo social que forma o ambiente. Isso recebe o nome de adequação.


Quando adotamos determinados comportamentos em um ambiente social, estamos buscando sermos aceitos por adequação a regras do ambiente alvo.


Pluralidade

Participamos de diferentes ambientes sociais, com diferentes regras de aceitação e por diferentes interesses de nossa parte, decidimos, inconscientemente, adotar diferentes pacotes comportamentais que nos faz sermos percebidos pelos demais de maneira distinta. Isso recebe o nome de pluralidade.


De acordo com o ambiente onde atuamos, aplicamos diferentes pacotes comportamentais com o objetivo de sermos reconhecidos e valorizados.

O primeiro passo foi dado e agora você já sabe que, em relação aos nossos comportamentos. somos plurais devido à quantidade e variedade de ambientes onde atuamos.


Quando insistimos em ser da mesma forma (singulares), algo acaba não funcionando bem, e a sustentação das relações dos ambientes acaba se corroendo.


A falta de adequação nos desmotiva a continuar no ambiente ou o próprio ambiente nos segrega, dificultando o pertencimento.


Mantenha o controle da pluralidade

O próximo passo agora é aprender a manter-se no controle dessa pluralidade. Até agora, desenvolvemos comportamentos diferentes em ambientes diferentes, basicamente em função do nosso instinto de sociabilidade e nossa necessidade de aceitação.


Com o desenvolvimento de suas habilidades de inteligência comportamental, esses pacotes de comportamento deixam de ser uma consequência e passam a ser ferramentas e recursos que você pode usar de maneira consciente para a obtenção de resultado individuais, de equipe, familiares.


E isso recebe o nome de pluralidade consciente.


O conteúdo foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem mais sobre si mesmas. Até a próxima.

55 visualizações0 comentário
bottom of page